Uma plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente (plataforma de CRM) refere-se à tecnologia que uma empresa emprega para gerenciar as interações com um cliente, capturando as principais informações geradas durante esses compromissos.
Ao contrário de uma plataforma de dados do cliente (CDP), que coleta e conecta dados de várias fontes para identificação e unificação, as plataformas de CRM não são projetadas para importar volumes significativos de dados de outros sistemas. Em vez disso, eles se concentram em dados transacionais e atividades de clientes conhecidos .
Ainda assim, um elemento crucial da pilha de tecnologia e um componente inestimável de experiências de personalização, integrar seus dados de CRM em uma plataforma de engajamento unificada permite que os profissionais de marketing direcionem os visitantes de forma eficiente e precisa com dados demográficos (sexo, idade, estado civil, educação, etc.) , dados geográficos (país de faturamento e envio, cidade, etc.), interesses e preferências, buyer persona e segmentos internos capturados por ferramentas de BI (cliente VIP, comprador frequente, etc.).
Como as plataformas de CRM contêm uma ampla gama de informações sobre seus clientes e como eles interagem com sua empresa, incluindo atividades anteriores, conversas e compras, há uma série de estratégias potenciais e ferramentas subsequentes para alavancar os dados:
Acompanhamento da atividade do cliente por meio de campanhas de e-mail;
Realização de pesquisas de satisfação do cliente;
Conectando e avaliando as respostas da mídia social;
Segmentando clientes para alcance direcionado;
Fornecimento de ofertas ou promoções personalizadas;
Notificando os clientes sobre atualizações importantes ou anúncios de produtos;
Recomendar conteúdo com base na interação do cliente;
Gerenciamento de acompanhamento de suporte ao cliente ou comunicações;
Integrando o histórico de compras para programas de fidelidade;
Correspondência com cookies de retargeting para publicidade online.