O número de usuários das redes sociais em 2022 atingiu a marca dos 3.96 bilhões de pessoas, o equivalente a mais da metade da população mundial!
No Brasil, são 171,5 milhões de usuários ativos nas redes sociais, o que equivale a quase 80% da população brasileira. Esse número representa um crescimento de 14,3% em relação a 2021.
Mas sabe o que isso significa?
Você precisa conhecer e aplicar o Marketing Pessoal
O grande número de usuários nas redes possibilita alcançar uma grande parcela de pessoas potencialmente interessadas em seus serviços ou produtos de maneira rápida e com alto poder de engajamento.
Mas atenção! Essas pessoas não estão nem um pouco interessadas no que você está vendendo… não diretamente.
Então, como o Marketing Pessoal pode ser útil para você?
Para responder essa pergunta preciso que você se desfaça de toda crença sobre mercado e consumo, simplesmente porque hoje as pessoas buscam muito mais referência e conexões antes de tomar uma decisão de compra.
Os clientes se informam mais e eles detêm o poder de escolha, por isso, procuram alguém que possa resolver o problema deles de maneira efetiva, que seja fiel a seus valores e, principalmente, tenha uma comunicação acessível.
Os usuários das redes sociais querem se comunicar com quem age e fala de pessoa para pessoas, de maneira autêntica e cativante. Isso é o Marketing Pessoal!
Vamos começar com uma reflexão: Por que as pessoas escolheriam você ou seus produtos e serviços, ao invés de escolher outra marca? Se você souber identificar facilmente seu diferencial e tem clareza de como esses pontos são importantes para as outras pessoas, você está no ponto de partida para se destacar no mercado.
O Marketing pessoal é uma estratégia que usa seus pontos fortes, conhecimentos e atitudes para posicionar você – ou sua marca – no mercado em que atua e torná-lo referência para seu público. Muitas empresas usam essa estratégia para criar autoridade, credibilidade e atração do público consumidor.
É um processo de construção, onde as marcas empregam gatilhos que fortalecem sua imagem, seu discurso e sua identidade visual, criando um conjunto de ações coerentes com as mensagens transmitidas.
Importante saber: marketing pessoal não tem relação com autopromoção ou alimentar o seu ego!
Claro, a ideia é se promover, mas sua postura online deve entregar algum valor percebido para as pessoas, seja por meio de conteúdo ou compartilhando ferramentas, de modo a criar uma imagem inclusiva, influente e de autoridade.
Além de um mercado saturado em alguns nichos você também tem que lidar com a competitividade, o que reflete em quanto da atenção e interesse do seu público você vai conseguir ativar.
Aplicar o marketing pessoal às suas redes é importante para fazer com que as pessoas percebam as suas qualidades profissionais e como você se destaca em comparação aos demais que atuam no mesmo mercado.
Por causa desse posicionamento, inconscientemente, as pessoas – usuários – serão atraídas para seu perfil e vão começar a observar e seguir tudo que você tem a dizer e apresentar. O que as pessoas buscam em você é a sua marca registrada, seus valores agregados.
Todos podem fazer uso do Marketing Pessoal: seja funcionário, gestor ou empresário. Essa estratégia de marketing traz benefícios para qualquer profissional em qualquer fase da sua carreira.
Mais importante que começar o marketing pessoal é saber como dar continuidade à estratégia. Se seu discurso perde a coerência no meio do caminho você desconecta as pessoas da sua proposta e elas perdem totalmente a credibilidade que foi conquistada.
É um trabalho de troca de confiança, formulado pelo gatilho da reciprocidade: você oferece algo que elas buscam e como retorno, naturalmente, elas aprovam sua identidade nas mídias.
Vamos ao planejamento básico para colocar você no palco do seu conteúdo:
Para ser exclusivo e autêntico, você deve atuar em um nicho dentro da sua área, por isso, conhecer bem seu público é o caminho mais assertivo para o seu discurso.
Por exemplo, se você quer ser um influenciador na área de finanças, deve estar atento ao comportamento das pessoas que se interessam por esse assunto.
O que está mais em alta? Ações, Tesouro Direto, FIIs? Conhecer a real necessidade do seu público é acertar na entrega de valor por meio do seu marketing pessoal.
Como tudo que fazemos na vida, existe um ponto de partida e um ponto de chegada.
Fechar novas propostas?
Ser convidado como palestrante?
Aumentar sua influência na empresa?
Conseguir uma promoção no emprego?
Avalie suas questões internas: o que deseja alcançar, quando e como. A partir disso, será mais fácil identificar os passos e práticas importantes para aplicar o marketing pessoal.
Nada melhor para gerar seu marketing pessoal que participar ativamente de eventos, grupos de discussão e workshops!
Esses são os melhores locais para conhecer pessoas que podem agregar ao seu trabalho, criar parcerias incríveis, levar você a outros contatos de grande relevância na sua área ou ainda que podem se tornar seus clientes.
Você conhece a regra dos 6 graus de separação? Confira aqui.
Fique atento aos eventos da sua região, mas esteja disposto a se deslocar para outras regiões (cidades ou países), se você tiver a oportunidade de criar networking em outros locais.
Aproveite a chance de conhecer outras pessoas de outras culturas e costumes, isso expande sua maturidade e seus laços com objetivos comerciais.
Antes de sair falando e mostrando tudo que você tem a dizer, esteja disposto a ouvir. Essa é a regra básica de vendas. Saber ouvir as pessoas atribui a você uma postura mais humanizada e, dessa forma, você tem a oportunidade de entender o que seu público realmente deseja.
Na hora de se comunicar de fato como interlocutor, cuidado com a postura na fala, procure ter clareza das ideias que deseja transmitir.
Mantenha frequência de contato com seus clientes ou seguidores, aprenda a argumentar a seu favor e saiba contar boas histórias para levar as pessoas aos seus serviços/produtos.
As boas histórias fazem com que seu público memorize sua apresentação e sua proposta no mercado.
Uma hora você vai precisar mostrar seu trabalho, seja por meio das redes sociais ou durante uma palestra, e nesse momento você precisa determinar qual será a sua identidade…
Uma identidade visual vai muito além de cores e formas, acima de tudo, você deve se atentar ao conceito.
Há uma ciência por trás dessa construção visual, certifique que ela seja feita por um profissional capacitado que irá identificar os melhores formatos e aplicações de acordo com sua proposta no marketing pessoal.
Identidade visual resolvida, agora é hora de partir para a divulgação! Essa é a etapa em que você deve avaliar os melhores canais de divulgação de acordo com o marketing pessoal que deseja promover. Por exemplo, se você quer se mostrar autoridade na área da moda, usar aplicativos como Instagram e TikTok são imprescindíveis na área.
O importante na escolha desses canais é oferecer a abertura para que os seguidores e interessados possam entrar em contato com você e interagir com seu conteúdo.
Os canais escolhidos devem ser aqueles em que as pessoas que você quer impactar mais utilizam. Você também pode criar um blog pessoal, um canal no youtube, entrar e participar de grupos e comunidades e sempre manter seu LinkedIn atualizado.
Partiu redes sociais… Hoje no Brasil elas alcançam 88% da população entre as plataformas mais comuns.
Ter seu perfil alinhado, com uma unidade visual definida e nas redes certas, fará seu marketing pessoal trabalhar a seu favor de maneira mais eficiente e rápida.
Um ponto de atenção que precisamos considerar: Você já tem seus perfis ou vai criar do zero?
Se suas redes já existem, provavelmente seus seguidores sentirão o impacto da mudança de postura, aproveite ao máximo esse impacto para estar em contato com eles e incentivar o engajamento, dessa forma você atrai mais atenção do público.
Então, é hora de criar seu cronograma de pautas e conteúdos. Seguir essa pauta é de extrema importância para coerência do seu discurso.
Para aumentar sua conversão e engajamento com uso do marketing pessoal é preciso alinhar as técnicas a três domínios do marketing: planejamento, estratégia e consistência.
Se apresentar de maneira adequada por texto nas redes sociais pode parecer mais complicado porque não estamos falando pessoalmente com nosso público e entendemos que para o marketing pessoal funcionar é preciso seguir um roteiro de comunicação e conteúdo alinhados na mesma proposta.
As redes sociais trazem voz para qualquer pessoa ou marca, uma vez que são canais de comunicação democráticos e acessíveis a todos com acesso a internet.
Com as estratégias adequadas, um conteúdo nessas plataformas pode ter grande alcance e proximidade com o público, favorecendo assim, a sua visibilidade.
São ótimos canais para quem quer continuar se comunicando e aparecendo para sua audiência e, como consequência, alavancar seus negócios.
Quer uma forcinha extra para movimentar suas redes com qualidade, estratégia e profissionalismo? Baixe o Cronograma exclusivo da SunMKT com conteúdos estratégicos para destacar sua marca nas redes: