Os números acima assustam? Esse é o reflexo da necessidade de muitos negócios que não planejam e não tem conhecimento de como divulgar sua empresa para mantê-la ativa. Quando você busca alternativas para ampliar vendas, aumentar a presença da sua marca e alcançar mais clientes em potencial o melhor caminho é através do marketing digital e, provavelmente, você já deve ter pesquisado como usá-lo para ganhar dinheiro.
O marketing digital é o ato de promover e vender produtos e serviços, usando um conjunto de ações que buscam realizar novos negócios, estabelecer um relacionamento ou atendimento ao consumidor e fazer com que a marca seja conhecida. Para alcançar seu objetivo com o marketing digital, é preciso criar táticas de marketing online, como o marketing de mídia social, marketing de conteúdo em blogs e email marketing.
Quando você adere ao poder das estratégias de marketing ele, simplesmente, se torna uma máquina na divulgação dos produtos e aumento das vendas na sua empresa. Principalmente, em momentos de crise, o marketing se torna um grande aliado para sua empresa, mantendo sua marca presente, ativa e próxima dos seus consumidores.
Mas você vai esperar a crise bater à sua porta para colocar o marketing digital em ação na sua empresa? Nesse texto vamos abordar tópicos importantes sobre o marketing digital e como você pode aplicar as estratégias na sua organização.
É assim que as empresas de hoje estão transmitindo sua mensagem para seus compradores e clientes em potencial. A primeira regra do marketing é fazer a oferta certa no momento e no lugar certo. Hoje, seus clientes estão online: participando de mídias sociais, mantendo-se atualizados em sites de notícias e blogs e pesquisando online quando precisam se decidir sobre uma compra.
O marketing digital posiciona seu negócio nesses mesmos canais, para que o público que você pretende atingir possam vê-lo, possam ver sua marca, conhecer seus produtos e serviços, aprender mais sobre você e até fazer perguntas e comprar!
Dessa forma, quanto melhor seu relacionamento digital mais bem posicionado será seu negócio nos meios digitais, você terá reputação e depoimentos positivos. Se você nunca aplicou nenhuma estratégia de marketing digitial e se sente perdido nisso por onde começar, talvez você pense que é necessário dominar todas as táticas de marketing online usadas no marketing digital, mas isso não significa que só resta cruzar os braços e esperar que o mercado mude.
Como também não significa que você precisa aplicar todas as estratégias no seu negócio, é preciso acuidade e planejamento para aplicar as ações. Eu entendo isso...
Sim, de fato existem diferentes táticas que você precisará aprender para se manter no jogo, mas todas as táticas trabalham juntas para criar uma base para o seu negócio:
Atrair clientes em potencial;
Cultivar relacionamentos;
Fazer ofertas ao seu público;
Gerar fidelização dos clientes conquistados;
Consequentemente, gerar faturamento em escala para sua empresa.
Porém, a realidade é ainda mais esmagadora: centenas de empresas se fecham por ano simplesmente porque não se adaptam às novas regras do mercado achando que precisam investir milhões para talvez ter algum retorno, quando, na verdade, é totalmente o contrário.
Se você acredita que o mercado só funciona nos meios tradicionais, vai se supreender com os resultados que o marketing digital irá trazer para sua empresa. Vamos dar uma olhada em como isso acontece na prática...
De muitas maneiras, o marketing digital não é diferente do marketing tradicional.
Em ambos os meios, as organizações inteligentes buscam desenvolver relacionamentos mutuamente benéficos com clientes em potencial, contatos captados e contatos já convertidos em vendas, da base de contatos. Mas o marketing digital substituiu a maioria das táticas tradicionais de marketing porque foi projetada para atingir os consumidores de hoje, que usam mais a internet, a tecnologia e os smartphones.
Por exemplo... Pense na última compra importante que você fez. Talvez você tenha adquirido uma casa, contratado alguém para consertar seu telhado ou alterado os fornecedores de papel em seu escritório.
Independente do que seja, você provavelmente começou pesquisando na internet para saber mais sobre as opções disponíveis, quem as forneceu e quais eram suas melhores opções. Sua decisão final de compra foi baseada nos depoimentos online que você leu, nos recursos e preços pesquisados.
"A maioria das decisões de compra começam online,
através de um site, redes sociais ou meio de comunicação digital."
COMO USAR O MARKETING DIGITAL NA SUA EMPRESA
Sendo assim, é absolutamente necessária uma presença online - independente do que você vende ou negocia.
A chave é desenvolver uma estratégia de marketing digital que o coloque em todos os lugares em que seus seguidores já estão e, em seguida, use uma variedade de canais digitais para se conectar a eles de várias maneiras simultaneamente.
Se antes tínhamos os jornais impressos, as revistas, depois o rádio e posteriormente a TV para fazer publicidade através do marketing offline, hoje temos uma infinidade ainda maior de ações que podemos realizar para atingir um público consumidor ainda maior.
Quais as ações online que podemos fazer com o Marketing?
Conteúdo para manter a audiência atualizada com textos originais sobre os serviços da empresa, as notícias do setor, os problemas que estão enfrentando e como você resolve os problemas e dores do seu cliente;
2. Mídia Social:
Examinar as melhores redes sociais para interagir com seu público alvo, compartilhar seu conteúdo do blog através dessas mídias e depois interagir com os usuários promovendo sua marca para aumentar seu alcance;
3. SEO:
Otimizar seu conteúdo para que sua empresa apareça nos resultados de pesquisa do google quando alguém estiver pesquisando informações, produtos ou serviços que você comercializa;
4. Google Ads:
Investimento em publicidade online com objetivo de direcionar tráfego para o seu site, para suas mídias ou uma página de cadastro de clientes, onde as pessoas podem ver suas ofertas, promoções, conhecer sua marca, agendar serviços ou comprar seus produtos diretamente;
5. Email Marketing:
Após a captação de leads você precisa alimentar o relacionamento com o público, para compreender suas necessidades, determinar os próximos passos para suas estratégias e garantir que eles continuem obtendo as soluções, que procuram na internet, através da sua empresa.
✨ Mais soluções do marketing para sua empresa
Além das ações citadas acima, ainda podemos explorar muitos outros recursos do marketing digital com foco em audiência e vendas. Alguns desses recursos especializados são:
► AudioMarketing: parecido com marketing de conteúdo, mas em formato de áudio. Indicado para empresas que trabalham massivamente com criação de conteúdo. A vantagem desse formato é que se trata de uma tendência cada vez mais praticada pelos usuários na pesquisa online. Somos especialistas na aplicação de SEO para conteúdo em áudio e transformamos seu blog em um formato mais prático e assertivo.
► Automação Chatbot: integração com atendimento automarizado através do facebook com o qual você pode interagir com seus seguidores de maneira mais rápida, eficiente e dinâmica, o que proporciona mais chances de alcançar a conversão das vendas.
► Experiência do Usuário: ajustes de usabilidade e otimização, gráfica e de programação, aumentam a autoridade da sua plataforma e melhora a navegação do usuário no seu site, garantindo que sua marca tenha mais relevância. Quanto mais você entender o que seu cliente deseja, melhor se torna a experiência dele com seu conteúdo, site e atendimento em vendas.
► Video Marketing: Pesquisa realizada pelo site Animoto em 2016 constatou que 76.5% dos pequenos negócios que usam vídeos consideram que a estratégia teve impacto direto em seus resultados de faturamento. Agora, em 2020, eles sondaram 500 profissionais de marketing e alguns deles compartilharam os resultados alcançados. A Animoto chegou aos resultados:
96% dos profissionais de marketing investiram em anúncios em vídeo.
91% dos profissionais de marketing estão satisfeitos com o ROI do marketing de vídeo nas mídias sociais.
93% das marcas conquistaram um novo cliente por causa de um vídeo nas mídias sociais.
Quando você junta todas essas peças e integra mecanismos do marketing digital em suas estratégias, você acaba sendo uma máquina de marketing digital eficiente, fácil de operar e extremamente rentável.
E, embora pareça intimidador construir essa máquina do zero, é mais simples que aprender e integrar uma tática de marketing digital por vez, simplesmente porque você já planeja seu marketing em 360º, interagindo áreas que se complementam e criam um fluxo natural de jornada de compra para seu cliente.
É por isso que eu ajudamos pequenas empresas e profissionais autônomos a colocar essas peças nos lugares certos e iniciar sua nova jornada de vendas com o marketing digital.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DO MARKETING DIGITAL?
Ter uma forte presença digital o ajudará de diversas maneiras:
Ampliar a conscientização e engajamento antes e depois da venda;
Converter novos compradores em fãs e seguidores que compram mais (e com mais frequência);
Aumentar o compartilhamento "boca a boca" e social - e todos os benefícios que os acompanham;
Encurtará a jornada do comprador, apresentando as ofertas certas no momento certo e acelerando a conversão e receita.
Esteja ciente de que o cenário do marketing digital está sempre mudando.
Gurus do mercado digital, podcasts e blogueiros declaram uma nova ferramenta ou tática em uma semana e proporcional resultados por pouco tempo. A verdade é que o marketing digital tem menos a ver com "digital" e mais com o "marketing" em si, principalmente porque o marketing digital atingiu maturidade suficiente para a internet e o mundo, ou seja, seus fundamentos já foram estabelecidos.
Dessa forma, meu objetivo é esclarecer a confusão sobre as táticas que funcionam e como usá-las para expandir seus negócios. Trabalhamos com marketing digital há mais de 8 anos e vi, na prática, os famosos "gurus" se contradizendo.
É preciso cuidado ao acreditar que uma "alternativa brilhante", ou o "grande segredo" ou uma "invenção rápida" será a solução que irá salvar sua empresa no mercado competitivo. Não se engane com promessas milagrosas e o vislumbre que alguns discursos do ramo podem transmitir, a verdade é que aplicar o marketing digital requer estudo analítico do negócio antes de colocar qualquer tática em ação.
É preciso aplicar a tática certa para o seu tipo de negócio!
Entre em contato para destacar o melhor do seu negócio com o uso do marketing digital.