Com o surgimento de podcasts e serviços de música como Amazon Music, Deezer e Spotify um novo recurso se torna disponível para se agregar ao marketing da sua empresa, capaz de proporcionar mais interatividade e aumentar os acessos ao seu conteúdo.
Antes de aprofundar no audio marketing precisamos definir o que é marketing de conteúdo...
O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo como um meio de conectar-se melhor aos clientes atuais e potenciais de maneira útil e relacionável, além de não ser necessário investir em publicidade.
O marketing de conteúdo é uma estratégia capaz de gerar leads, impulsionar as vendas, aumentar a credibilidade e, por último mas não menos importante, fornecer um canal de relacionamento para o envolvimento com os clientes de maneira mais direta e personalizada.
Por exemplo, criação de conteúdo para mídias sociais e blogs são meios que nos permite oferecer orientações aos usuários online e alcançar destaque nos resultados de busca da Google.
Uma estratégia de áudio é como inserir o áudio em seu plano de marketing de conteúdo.
Existem várias maneiras de realizar a tarefa de adicionar conteúdo de áudio à estratégia de conteúdo da sua marca. Por exemplo, a criação de um podcast focado em tópicos do setor é uma ótima maneira de entrar nos ouvidos do seu público-alvo.
Você também pode tentar postar narrações em áudio das postagens do blog para aumentar a acessibilidade, fazer anúncios de áudio em formato curto para exibir peças mais longas em suas contas de mídia social ou até curadoria de conteúdo de áudio externo para postagem no site ou em aplicativos.
Estratégias de conteúdo de áudio não são novidade no mundo, mas ainda é bem recente no Brasil como instrumento do marketing digital. De fato, as marcas disputavam os ouvidos do público há quase um século depois que a WWJ, a primeira estação de rádio comercial da América, começou a transmitir em 1919.
Mas, depois de um tempo após a virada do milênio, o conteúdo de áudio perdeu o rumo. As televisões começaram a ocupar o espaço que antes era reservado ao rádio da família e depois que a Internet se tornou popular... bem, você conhece a história desde então.
Porém, nunca tivemos tantas oportunidades para se conquistar mais espaço, em uma terra já muito disputada como a internet, como com o uso do audio marketing. De fato, ainda exploramos muito pouco desse recurso, só recentemente abrimos as portas para os podcasts, audiobooks e artigos em áudio.
Mas ainda podemos ir mais além, com o avanço do machine learning, realizar ações estratégicas para o público consumidor é aplicar a forma como conversamos, falamos e utilizamos os recursos interativos de voz. Quem está na indústria da moda sabe muito bem que tudo que é velho se torna novo, eventualmente, e isso não exclui o mercado digital, porém com o audio marketing não vamos somente voltar às raízes, mas reinventá-las.
Os termos marketing de áudio, marketing de voz e experiências de áudio se referem à prática de produzir conteúdo de áudio, geralmente na forma de programas de rádio, podcasts ou habilidades de reconhecimento aplicados a assistentes domésticos inteligentes.
Marcas maiores, como Apple e Microsoft, vão além, trazendo assistentes ativados por voz como é o caso da Siri e da Cortana, respectivamente.
Scott Colenutt, Diretor da BrightVision compartilha com leitores sobre como obter algumas idéias ampliadas para o crescente papel do marketing de áudio:
"Dispositivos domésticos, como Amazon Echo e Google Home, forneceram a todos um novo meio através do qual consumir conteúdo, e essa tecnologia também começou a entrar em carros e outros ambientes públicos por meio de dispositivos IoT e tecnologia vestível", começou Colenutt.
Esse desejo do consumidor por experiências de áudio - o mesmo desejo que levou a HubSpot a começar a gravar seu podcast Weird Work e também inspirou o lançamento do Alexa Skill do GrubHub - não resulta apenas do áudio ser uma maneira familiar e dinâmica de consumir conteúdo...
Além disso, nascia a percepção de valor do audio marketing em entregar conveniência e praticidade ao público usuário da web.
“Essa [tendência] continuará apresentando novos períodos de tempo nos quais podemos optar por ouvir o conteúdo e onde o vídeo não está facilmente disponível. Seja para manter a produtividade ou simplesmente para ficar paralisado pelo medo de perder, usaremos novos aplicativos e tecnologias de áudio para preencher o tempo em que de outra forma haveria silêncio. Vivemos em uma geração de consumo e este é apenas outro ponto de contato ”, explicou Colenutt.
De fato, além da conveniência, o formato em audio nos fornece uma maneira mais prática de usabilidade em consumo de conteúdo e isso permite criar mais emoção, proximidade e autenticidade, tornando experiências digitais cada vez mais humanas.
“Existem muitas qualidades intangíveis no áudio que aumentam a experiência da linguagem e da comunicação. Muito pode ser expresso e entendido através do áudio, desde a personalidade de uma inflexão vocal até o timbre único de um sotaque. Como os profissionais de marketing buscam criar experiências ainda mais personalizadas para seus clientes e possíveis clientes, não é surpresa que o áudio esteja se tornando um componente central de um portfólio de criação de momentos especiais e únicos da marca.”, explicou Juliana Pereira Davey à CMSWire.
Apesar de, muitos de nós consumidores e empresas, não sermos tão produtivos quando gostaríamos, somos cada vez mais aficionados pelo conceito de prolongar e otimizar nosso tempo.
O guru do marketing Gary Vaynerchuk explicou isso melhor quando descreveu o sucesso do Uber:
"Percebi que o Uber seria bem-sucedido quando entendi que o Uber não vende transporte, o Uber vende tempo".
Dessa maneira, percebemos que cada vez mais o audio será um formato multifacetado que irá proporcionar conexões emocionais, acessibilidade de canais de comunicação e conteúdo a pessoas com restrições físicas e ainda otimizar nosso tempo tornando acessos mais viáveis e simplificados.
Um dos pontos que considero muito importante na implementação do marketing em áudio é a possibilidade que ele dará às pessoas. Os consumidores precisam apenas de um smartphone para ouvir um podcast e os assistentes domésticos inteligentes estão se tornando cada vez mais populares e, por isso, milhares de pessoas passam a se empoderar e ter mais liberdade com a acessibilidade do áudio.
Investimento com anúncios em áudio em todo o mundo devem chegar a 31,7 bilhões de dólares em 2020 - apesar do eminente impacto causado pela pandemia - e esse número crescente tem muito a ver com o ressurgimento do conteúdo de áudio na era digital.
Quando falamos de audio marketing e seus recursos, rapidamente vem à mente o aumento da pesquisa por voz em dispositivos. Graças à funcionalidade de pesquisa ativada por voz nos dispositivos Google, Amazon e Apple, você não precisa mais desligar o fogão, abrir o laptop e verificar novamente uma receita, porque basta perguntar ao Alexa enquanto mexe na panela.
Hoje, isso já é totalmente possível e extremamente conveniente. Vantagens extras do Marketing em Áudio:
Depois de enviar um vídeo do YouTube, você pode extrair os arquivos de áudio para criar um episódio de podcast ou uma sequência de audiogramas com relativa facilidade.
Os ouvintes geralmente estão ocupados com outras tarefas enquanto desfrutam de suas experiências de áudio; portanto, é muito menos provável que eles levem a experiência a um fim prematuro.
O áudio também permite a capacidade de atingir seu público durante períodos atípicos. Dado que o meio é independente da tela e pode ser consumido durante momentos de multitarefa, alcançar os ouvintes durante o horário de trabalho, durante o deslocamento trabalho-casa ou até mesmo concluir as tarefas domésticas é agora uma possibilidade pela primeira vez.
Assim como nos emocionamos ao ouvir a voz de alguém querido ou quando estamos ouvindo música, apesar do afastamento físico, a voz é capaz de direcionar emoções e nós nos conectamos melhor quando identificamos empatia.
Os consumidores desejam conexões mais pessoais, acessíveis, íntimas e relevantes com os produtos que usam, e o áudio é o meio que pode atender a todas essas necessidades.
Como levamos uma vida corrida e congestionada acessar um conteúdo de maneira prática é extremamente importante. Esse fato é o que impulsiona produtos e experiências que se concentram nos interesses, valores e sentimentos do usuário,ou seja, personalização.
Embora toda marca tenha sua própria persona de usuário, há alguns temas abrangentes que aparecendo em todos os setores. Por exemplo, as notícias locais são mais acessadas por meio do áudio, pois as estações de rádio regionais provavelmente terão a história antes que as transmissões de televisão ou as publicações impressas, possam reunir a história.
Estratégias de audio marketing melhoram a sua lista atual de ofertas de conteúdo ampliando a performance em resultados de busca e, portanto, aumentando as chances de ter seu conteúdo acessado pelo público alvo.
Não é apenas o conteúdo que consumimos que está evoluindo, mas é a maneira real como o consumimos, nosso novo comportamento de uso na internet.
A maior parte da década passada foi focada na tela, escaneando textos online, rolando e acessando blogs ilimitados, nossos feeds de mídia social e aplicativos móveis. No entanto, à medida que entramos em uma nova geração de consumo de conteúdo, mais pessoas procuram uma pausa das suas telas.
Em alguns casos, é devido ao fato de as mãos e os olhos estarem ocupados de outra forma, mas também geralmente é causada por fadiga.
Versões recentes de aplicativos de medição de "tempo de tela" destacam preocupações sobre gastar muito tempo com telas, aumentando a necessidade de outros formatos de conteúdo que podem ser consumidos sem telefones ou tablets e indicando também outra tendência do consumidor que passa a se preocupar cada vez mais com seu próprio bem estar.
Se a sua empresa permite que o usuário possa ter acesso a um recurso que tornará a vida dele mais otimizada e saudável, você está na frente!
Nenhuma indicação visual: os ouvintes não serão capazes de entender a linguagem corporal, expressões faciais e outros gestos não verbais.
Não há chamadas diretas à ação: os ouvintes geralmente são desconectados fisicamente de seus dispositivos durante as experiências de áudio; portanto, se torna mais difícil incentivar ações do usuário para clicar em botões ou em formulários para preencher.
Bloqueio do ouvinte: a participação do ouvinte se torna mais "fantasma", ou seja, não é possível interagir de maneira direta, mas é possível criar canais de comunicação através do áudio.
O primeiro passo para implementar uma estratégia de áudio é avaliar que tipo de integração de áudio pode funcionar melhor para você, sua marca e seu público. Se você deseja aprimorar sua estratégia de conteúdo com algum áudio, você pode começar com algumas ações mais comuns:
Atualmente o podcast nem é mais novidade e já existem tantas plataformas quanto canais de conteúdo em áudio.
De acordo com um estudo da Edison Research de 2017, 42 milhões de americanos com mais de 12 anos ouvem pelo menos um episódio de podcast por semana.
Alguns podcasters se entregam a monólogos, enquanto outros retiram o áudio de suas aventuras em vlogs ou discursos públicos para formar conteúdo de podcast.
Experiências alternativas de podcasting podem ser fornecidas pelo Facebook Live Audio e Anchor , dois canais que estão tentando criar seus próprios espaços no espaço de marketing de áudio.
Se você ja faz a ação de gerar conteúdo em texto, pode transformar esse conteúdo em áudio e criar um formato anexo .mp3 no seu site para que os usuários possam escolher ouvir o seu artigo ao invés de precisar lê-lo.
Atualmente, dispomos de diversos softwares capazes de converter automaticamente o texto em voz e você também deixar seu áudio ainda mais personalizado e humanizado contratando um serviço de dublagem para gravação do áudio de maneira mais profissional.
Comece analisando as garantias escritas de forma longa, como os e-books. Você encontrará os e-books no centro de muitas estratégias de marketing de conteúdo, devido ao excelente histórico de geração de leads.
Se isso é aplicável para sua marca, considere transformar esse e-book em um audiolivro.
O uso de vídeo e imagens em postagens em canais sociais produz melhores resultados do que apenas o texto. O mesmo pode ser verdade para o uso de áudio! Use trechos de áudio de formato curto para criar antecipação para projetos de formato longo.
A publicação de audiogramas é provavelmente a maneira mais fácil de mergulhar no mundo do marketing de áudio.
Um audiograma é apenas um áudio que se sobrepõe a uma imagem estática. Essa imagem - juntamente com qualquer mensagem de áudio que a acompanhe - pode ser publicada no Facebook, Twitter e Instagram.
Um audiograma também pode fazer sentido se a imagem for um infográfico que exija alguma explicação, recurso muito útil para designers!
Embora algumas abordagens possam exigir um investimento inicial, como um podcast ou contratar alguém para narrar conteúdo escrito, é possível fazer a curadoria de conteúdo externo, como músicas, podcasts ou programas de rádio, e adicioná-los às suas experiências de usuário gratuitamente, ou seja, anexar conteúdo em áudio de outros sites.
Além disso, antes de sair gravando conteúdo, olhe para o perfil dos seus clientes, considere seus interesses, hábitos e dispositivos que eles usam atualmente para o consumo de conteúdo.
Conseguir obter essas respostas irão direcionar sua estratégia e o ajudarão a fornecer mais conteúdo que aumentará o envolvimento do público com sua empresa e encantará seus clientes. Claro, esse processo requer curadoria, se desejar mais agilidade e profissionalismo para executar essa demanda entre em contato com a Sun Marketing e vamos colocar seu conteúdo em estratégias de áudio em prática. 👊🔊
O marketing é um cenário em constante mudança. Para guiar clientes até sua marca, empresa ou produto específico, os departamentos de marketing precisam acompanhar as estatísticas e previsões da indústria e do mercado , mas também precisam monitorar os dados que indicam quais outros nichos seu negócio pode alcançar.
E o mais importante: Como esses dados podem ser usados?
O conteúdo de áudio é o formato de conteúdo que mais cresce, com taxas de retenção e engajamento que extrapolam o alcance tanto da televisão quanto da Internet.
As vendas de audiolivros estão aumentando, a importância do rádio só foi aumentada com a introdução do acesso digital e os podcasts surgiram como um dos formatos de áudio mais bem-sucedidos, tanto para produtores de conteúdo quanto para ouvintes. Todo mundo sai ganhando!
Caso você ainda esteja cético sobre isso, aqui tem um relatório muito interessante: Relatório de discagem infinita de 2019.
60% da população dos EUA está sintonizando áudio online toda semana, gastando um total médio de mais de 16 horas de sintonia.
Além disso, quando se referem especificamente a podcasts, os americanos estão ouvindo uma média de 7 por semana!
Nós que trabalhamos com marketing digital sabemos que as práticas de mercado só chegam ao Brasil após se estabelecer em mercados como o da América do Norte, Reino Unido e Japão.
Existem muitas tendências que não valem a pena implementar, no entanto, a revolução do conteúdo de áudio é algo que os proprietários de sites e os profissionais de marketing não podem deixar de explorar.